
Osteopatia é uma terapia de excelentes resultados para problemas osteomusculares
A Osteopatia é uma terapia de excelentes resultados para muitos problemas Osteomusculares que acomentem tendões, nervos e,ligamentos. Foca, sobretudo, nos problemas estruturais e mecânicos do corpo, respeitando a fisiologia (função) e a sua interligação com a anatomia (estrutura). Como é um processo natural, com técnicas manipulativas manuais, a Osteopatia melhora a mobilidade e alivia a dor.
Através da Osteopatia é possivel trabalhar ossos, músculos e tecidos moles com objectivo de faze-los funcionar de forma harmoniosa. O diagnóstico baseado na Osteopatia, busca identificar as assimetrias do corpo e a causa da dor. Uma dor que se reflecte na coluna pode ter origem numa disfunção do quadril, dos joelhos e até mesmo dos pés. A Osteopatia teve a sua origem no final do século XIX através do médico norte-americano Andrew Taylor Still que identificou a inter-relação entre o sistema músculo esquelético e o resto do corpo de uma forma holística.
A Osteopatia possui três vertentes:
Osteopatia estrutural:
Osteopatia estrutural: ocupa-se do aparelho musculoesquelético e da postura. Incide em toda estrutura osteotendinosa, muscular e fascial. Permite abordar numerosos problemas e desequilíbrios estruturais do corpo humano.
Osteopatia sacro-craniana:
Osteopatia sacro-craniana: Trata uma grande variedade de problemas de saúde, incluindo dores de cabeça, pescoço e costas, disfunções da articulação temporomandibular, cansaço crónico, dificuldades de coordenação motora, problemas oculares, depressão endógena, fibromialgia, hiperatividade, problemas de concentração, disfunções do sistema nervoso e muitos outros transtornos.
Osteopatia visceral:
Osteopatia visceral: ocupa-se do tratamento de órgãos e vísceras. Atua sobre a caixa torácica principalmente, a mecânica respiratória, e nas sua relações com a coluna dorsal e cervical.