Posts Recentes

Compressa de sal quente para aliviar a dor crônica


Olá, tudo bem? Hoje vou ensinar para você uma receitinha natural para aliviar a dor crônica. Trata-se de uma compressa de sal quente muito simples de fazer e com excelentes resultados, pois o sal quando aquecido tem uma função vasodilatadora no local aplicado. Ou seja faz movimentar as móleculas, as células e o sangue. O sangue, por sua vez, transporta para o local nutrientes e oxigénio. Tudo isso, somado as propriedades medicinais do sal , que é muito rico em sais minerais, ajuda a descongestionar e desinflamar a área afectada.

Agora que você já entendeu qual o efeito da compressa de sal quente, vamos a nossa receita. Você vai precisar de sal grosso, uma panela com tampa e uma toalha velha. O sal grosso poderá encontrar no supermercado ou em lojas de produtos naturais. Quanto melhor for a qualidade do sal (sal marinho, não refinado), melhor será os resultados alcançados. Coloque uma boa quantidade de sal na panela e aqueça por cerca de 20 minutos ou até que considere estar bem quente.

Tenha o cuidado de tampar a panela para evitar queimaduras, pois o sal poderá saltitar enquanto aquece. Quando estiver no ponto, despeje o sal sobre a toalha previamente estendida sobre a mesa e vá enrolado de forma que o sal fique seguro. Veja se a temperatura está suportável e então comece a colocar a compressa na área afectada e no seu entorno, mudando sempre de local quando começar a ficar quente demais. Mas atenção: nunca faça isto directamente sobre a pele, pois haverá risco de queimadura. A compressa deverá ser sempre aplicada com a pessoa vestida. Claro que não deve ser uma roupa de um tecido muito grosso. Repita o processo duas vezes por dia e lembre-se: este é um tratamento natural e, por isso mesmo, deve ser feito de forma contínua para obter os resultados desejados. Outra coisa importamte: você poderá reutilizar o mesmo sal mais de uma vez até que ele adquira uma tonalidade acastanhada . Ai então é hora de deita-lo fora e colocar sal novo na sua compressa. E antes que voce fique se perguntando por que uma toalha velha, eu explico-lhe: é que, depois de uma ou duas vezes, a toalha já estará inutilizada, pois a alta temperatura do sal queimará rapidamente o tecido. Então, para não andar a deitar fora as toalhas novas, é melhor pegar as mais velhinhas, não é mesmo?

Esta receita, faz-me recordar uma senhora que atendi certa vez em Angola, na Província do Huambo, onde fui passar um final de semana. Um amigo solicitou um atendimento para uma prima, sua hóspede, que se encontrava muito aflita com dores no braço por conta dos trabalhos repetitivos com a enxada. A senhora vivia no mato e nem mesmo falava o português. Com ajuda do meu amigo, que ia traduzindo a nossa conversa, fiz um atendimento emergencial e, como ela não tinha acesso a médicos ou ao posto de saúde na área onde morava, recomendei-lhe o sal grosso em casa para aliviar as dores. Algum tempo depois, liguei para o meu amigo para saber como ia sua prima e ele falou-me que apesar de ainda reclamar das dores, ela sentia-se bem melhor e tinha voltado ao lavrar sua terrinha.

#Dorcrônica

Siga
Nenhum tag.
Procurar por tags
Arquivo
  • Facebook Basic Square

Olá, sejam bem-vindos!