Posts Recentes

Sete alimentos que fortalecem o nosso sistema imunológico

As mudanças de temperatura trazem consigo algumas doenças oportunistas como resfriados, gripes e amigdalites. Isso sem falar no risco da pneumonia, terceira causa de morte humana, segundo a Organização Mundial de Saúde. Idosos e crianças são os mais afectados devido ao sistema imunológico mais frágil. Independente da idade, pessoas com o sistema imune fortalecido estão mais protegidas.
Selecionamos sete alimentos que fortalecem o sistema imunológico e ajudam o nosso organismo a combater os vírus e bactérias, uma vez instalados. Confira:


Açafrão – Considerado o mais potente antiinflamatório que a natureza produz, é um condimento amarelo que também está presente no caril. Dica: use-o nas refeições directamente no prato ou quando cozinhar. O açafrão vai fortalecer naturalmente o seu sistema imunológico e combater as inflamações internas.


ALHO – Conhecido por suas propriedades bactericidas e virucidas, o alho é um excelente aliado no fortalecimento do sistema imunológico mas só funciona quando usado cru. Dica: Faça uma mistura de alho, amassado ou picadinho, com azeite extra-virgem, sal grosso, limão ou vinagre de maçã e utilize no tempero de legumes, folhas como repolho, couve feitos no vapor ou em saladas cruas. O indicado são dois dentes, por pessoa ao dia.

GENGIBRE – Possui propriedades anti-inflamatórias, expectorante e ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Pode ser usado como condimento, mascado puro, adicionado aos sumos e batidos naturais ou como chá. Modo de fazer: Adicione fatias de gengibre fresco a uma chávena de água fervente. Espere amornar e beba. Dica: Habitue-se a tomar chá de gengibre após o almoço, pois também é um excelente digestivo e ajuda a curar a gastrite.



LIMÃO- Considerado um antibiótico natural, depurativo e antibacteriano. Ajuda a alcalinizar o sangue e a reforçar nossas defesas contra uma infinidade de doenças, dentre elas as gripes e os resfriados. Dica: consuma o limão de forma natural, espremido na água de beber ou diretamente no prato de comida, sopa ou salada na hora do almoço ou jantar.

MEL– Possui propriedades bactericidas e germicidas, sendo um excelente aliado no combate as infecções respiratórias. Dica: Adicione um colher de mel na papa de aveia ou nos batidos. Use mel no pequeno almoço ou lanche da tarde sobre uma fatia de pão ou bolacha água e sal como substituto de géléias industrializadas. Atenção: o mel não deve ser usado por diabéticos e crianças menores de três anos.



ÓLEO DE COCO (virgem, orgânico) - Poderoso bactericida, virucida e fungicida é um alimento espectacular, actuando como medicamento no combate de várias doenças e fortalecendo o sistema imunológico. Dica: Use diariamente como substituo da manteiga, óleos hidrogenados e azeite em saladas, frituras e refogados. Use em batidos, sobre frutas, na refeição ou consuma diretamente. Indicação: três colheres de sopa por dia.

TOMILHO - Possui propriedades medicinais atuando, sobretudo, nas vias respiratórias. Tem acção expectorante, antiséptica, bactericida, virucida e antitussígena. Dica: introduza o tomilho na sua culinária como erva aromática. Na mudança de estação, faça uso do chá de tomilho e beba antes de deitar, pois também é calmante, combate a ansiedade e ajuda a dormir. Modo de fazer: apenas duas colherinhas de café para uma chavena grande. O chá não deve ser consumido por gestantes. pessoas com insuficiêcia cardíaca ou problmas gastro-intestinais e crianças até os seis anos.




Siga
Nenhum tag.
Procurar por tags
Arquivo
  • Facebook Basic Square

Olá, sejam bem-vindos!