Posts Recentes

Remédio natural para curar úlceras


Mel e canela. Estes dois ingredientes combinados viram um antibiótico natural que ajuda a curar úlceras, limpando e promovendo a cicatrização da área afetada. O mel é reconhecido pelas propriedades antimicrobianas. A canela também não fica atrás. É anti-ulcérica, antibacteriana e anti inflamatória.


Ingredientes:

1 colher de sopa de mel

¼ de uma colher de café de canela em pó

Modo de tomar

Misture os dois ingredientes e consuma diariamente




Apenas usar o medicamento natural resulta?


É claro que não adianta buscar uma receita natural, se continuarmos a agredir o nosso estômago e intestino com uma alimentação inadequada. É preciso promover algumas mudanças de hábitos, sobretudo alimentares para facilitar a cura e até mesmo evitar que o problema se agrave.


O que fazer e o que não fazer?


Consuma alimentos ricos em fibras. Eles estimulam o funcionamento do intestino, evitando acúmulo de fezes e por conseguinte bactérias ruins. As fibras são essenciais para a manutenção dos probióticos (bactérias “saudáveis”) do intestino;



Aumente o consumo de verduras, legumes e frutas frescas. Não só por serem ricos em fibras, mas por conterem prebióticos e substâncias bioativas capazes de manter a microbiota equilibrada e a integridade da parede intestinal.


Reduza os alimentos refinados ou muito açucarados, pois eles estimulam o crescimento de fungos, leveduras e bactérias maléficas ao intestino.


Cafeína e chás que contém cafeína como o chá preto devem ser evitados no período do tratamento.


Não consuma pastilhas elasticas (goma de mascar). pois ela aumenta a secreção de acido clorídico provocando mais irritação.



Evite comidas muito gordurosas e frituras que demoram a ser digeridas, bem como os refrigerante pela acidez elevada. Ambos favorecem a manutenção e evolução da úlcera.



Evite ou reduza o consumo de bebidas alcoólicas: Quando o álcool chega ao estômago altera o pH da região e faz o organismo produzir mais ácido clorídrico, que contribui para evolução da úlcera.


Pare de fumar – estudos demonstram que a nicotina provoca a diminuição da pressão do esfíncter inferior do esôfago, facilitando o refluxo gastroesofágico – aquela sensação de queimação na parte superior do abdômen. Além disso, a nicotina aumenta o risco de úlcera péptica (que ocorrem na mucosa do estômago, esófago ou duodeno) e dificulta sua cura pois aumenta a produção de ácido clóridico.


Reduza os focos de stress - o stress influencia na secreção de cortisol, aumentando a produção de ácido pelo estômago e causando dor, desconforto e úlceras.



Saiba mais sobre as úlceras


Na linguagem médica uma úlcera que acontece no estômago, duodeno ou esófago é chamada de péptica. Quando ocorre na parede que reveste o estômago podemos também chamá-la de úlcera gástrica. Trata-se de uma lesão ou ferida na mucosa, tecido de revestimento e proteção do nosso estômago, e pode acontecer devido a um desequilíbrio interno, seja um aumento excessivo da produção do ácido clorídrico, liberado no processo de digestão dos alimentos ou na redução do muco que reveste a mucosa justamente para protegê-la deste ácido. A úlcera também pode ocorrer no duodeno (úlcera duodenal) que é a entrada do intestino delgado ou ainda no esófago.



Por que as úlceras acontecem?

O uso prolongado de alguns medicamentos, as infeções (a mais comum é causada pela bactéria H. Pylori) sãos as principais causas. Além disso, o stress, a alimentação pobre em nutrientes, o uso excessivo de álcool e hereditariedade podem provocar desequilíbrios e favorecer o aparecimento de úlceras.


Quais sinais ou sintomas podem indicar úlcera?

As úlceras podem causar dor, sangramentos, vômitos, perda de peso, queimação, perda de apetite, náuseas, ardor no arroto, indigestão, sensação de enfartamento, azia. Devemos buscar tratamento tão logo apareçam sintomas para evitar seu prolongamento ou agravamento.


Qual a diferença entre úlcera e gastrite?


A gastrite é uma inflamação geral no estômago, deixando-o mais avermelhado e provocando machucados superficiais. Uma gastrite não tratada pode evoluir para uma úlcera.


Siga
Nenhum tag.
Procurar por tags
Arquivo
  • Facebook Basic Square

Olá, sejam bem-vindos!