Posts Recentes

Cinco alimentos que você deveria evitar


Na maioria das vezes, não paramos para refletir sobre os nossos hábitos alimentares e as consequências para nossa saúde a longo prazo. Se é verdade que "somos aquilo que comemos", precisamos, sim, estar mais atentos aos alimentos que escolhemos. Alguns, de consumo diário, podem não ser tão amigáveis...





SUMOS DE PACOTE



Podem ser práticos e até saborosos, mas possuem muita concentração de açúcar e o seu consumo diário aumenta os risco de diabetes tipo 2 e obesidade. Basta dar uma olhadinha com calma em alguns rótulos. Alguns sabores, contém cerca de 25g a 29g de açúcar em um copo de 200ml, o que corresponde a cerca de 2 colheres de sopa de açúcar. Além das perdas nutricionais no processo de industrialização e armazenamento, os sumos empacotados tem ainda outro ponto negativo: contém conservantes para que tenham mais durabilidade, corantes e aromatizantes para realçar cor, aromas, sabor. Estas substancias químicas causam alergias e sobrecarregam fígado e rins.



ICE TEA


Pelo mesmo motivo dos sumos, você deveria passar longe do Ice Tea industrializado. Contém muito açúcar, além de conservantes e realçadores de aroma, sabor e cor. Ou seja, nada que pareça com um saudável e inocente chá gelado. Se reparar bem alguns rótulos, verá quantidades ínfimas de extrato de chá e sumo: somando os dois ingredientes, em alguns casos, não chegam a 2% do total do conteúdo. Ou seja, 98% do produto é água com açúcar além de substâncias químicas. Pessoas que tem alergias de pele, os chamados eritemas, por exemplo, deveriam passar longe de todas as bebidas que contem corantes.



BATATAS FRITAS

Para alguns é difícil abrir mão de batatas fritas. Mas você pode e deve reduzir. Um dos principais problemas das batatas fritas está na acrilamida, uma substância tóxica gerada quando o amido presente na batata é aquecido a uma temperatura acima de 120º. Esta é uma reação química que acontece com outros alimentos a base de amido e cereais fritos ou assados (quanto mais dourado e crocante, pior), mas a preocupações da autoridades de saúde recaem sobre as batatas fritas por serem a maior fonte de acrilamida na dieta da população em geral. De acordo com um estudo publicado pelo Journal of the National Cancer Institute a acrilamida muda as estruturas do DNA e conduz à mutação das células que, por sua vez, levaria à formação de tumores. As batatas fritas em pacote trazem junto, além da acrilamida, sódio em excesso e conservantes químicos.



FRITOS E PANADOS

Os óleos vegetais quando aquecidos a ponto de fumaça geram uma substancia tóxica denominada acroleína, também considerada cancerígena. Por isso, não só as batatas fritas, qualquer fritura em óleo vegetal (tipo soja, milho, amendoim, oliva…) deve ser evitada. Atenção: quanto mais o óleo é reaquecido, mais substancias tóxicas são produzidas, potencializando os danos nocivos ao organismo. Uma pergunta básica: Você acredita que o comerciante joga fora o óleo a cada vez que frita as batatas, os panados, as farturas e os rissóis? Ou será que reaproveita o mesmo por várias vezes?



MARGARINAS OU CREMES VEGETAIS


Chamamos de margarina gorduras vegetais que são utilizadas em substituição da manteiga. O problema da manteiga é a gordura saturada, que se usada com moderação por pessoas saudáveis, não faz nenhum mal. Já a margarina apresenta a temível gordura trans derivada da hidrogenação, processo feito para que o óleo vegetal adquira uma consistência pastosa Com a má fama das trans, verdadeiras inimigas do nosso coração, a industria se viu pressionada a produzir margarinas menos nocivas. Já existe no mercado marcas que levam o rótulo “livre de trans”, mas quem garante o processo? Além disso, a manteiga oxida menos e a margarina já é por si um produto oxidado. Grosso modo falando é como comer algo que vai contribuir para enferrujarmos por dentro. Um substituto super saudável para a manteiga é o azeite de oliva extra-virgem, que faz muito bem ao coração. Se acrescentarmos ervas aromáticas, melhor ainda. Tudo é uma questão de hábito!



Siga
Nenhum tag.
Procurar por tags
Arquivo
  • Facebook Basic Square

Olá, sejam bem-vindos!