Posts Recentes

EUA: acupunctura deve ser primeira opção no tratamento das dores lombares


Congratulamos-nos com a Ordem dos Médicos americana pela sensatez do seu posicionamento, preservando desta forma a saúde em primeiro lugar. Veja a matéria abaixo, do site Médicos de Portugal, que publicamos na integra :






Ordem dos Médicos Americana passa a recomendar acupuntura como terapêutica prioritária para dores lombares


Tratamento medicamentoso passa a opção secundária.


O American College of Physicians acaba de revolucionar a sua estratégia de tratamento para as dores de costas. Num estudo publicado no Annals of Internal Medicine, o organismo americano que define as recomendações terapêuticas para os clínicos dos EUA aconselha que médicos e pacientes passem a optar pelo tratamento não-farmacológico com calor superficial, massagem ou acupuntura em todos os casos de dor aguda na região lombar inferior. O documento, que assina um conjunto de “fortes recomendações” para ortopedistas e clínicos gerais, baseia a sua nova estratégia num conjunto de estudos clínicos que “evidenciam cientificamente” que as técnicas utilizadas pela medicina tradicional chinesa promovem o mesmo tipo de melhorias que a terapêutica medicamentosa, pelo que a utilização de medicamentos pode ser, em muitos casos, substituída por tratamentos não invasivos.


A dor lombar é uma das razões mais comuns para consultas médicas, e aproximadamente 25% dos adultos relataram ter dores lombares que duraram pelo menos um dia.


“A dor física afecta muitas vezes a vida das pessoas, o seu trabalho e até o lado pessoal, e ao menor sinal de dor a maioria de pessoas opta por tomar medicamentos. Porém, os medicamentos não resolvem o problema. A dor é um sinal que algo não está bem no nosso organismo e é a origem do problema que deve ser combatida. Com a acupuntura é possível perceber o problema e tratá-lo.”, comentou Hélder Flor, especialista em Medicina Tradicional Chinesa.


O objetivo da orientação do American College of Physicians é precisamente fornecer a melhor orientação terapêutica com base na eficácia comparativa e segurança de tratamentos farmacológicos e não farmacológicos não invasivos para pacientes que sofrem de dores lombares.


“A acupuntura deve cada vez mais ser vista como uma solução válida para qualquer tipo de dor ou inflamação, apresentando efeitos analgésicos, de relaxante muscular e anti-inflamatórios, auxiliando no tratamento de dores lombares. Os resultados de um estudo recente publicado no Clinical Journal of Pain demonstraram a eficácia da acupuntura no alívio das dores, e que foi também um procedimento seguro e eficaz. O alívio da dor e outros sintomas manteve-se por 6 meses após o fim das sessões. Os pacientes também não relataram efeitos adversos dos tratamentos, o que geralmente não ocorre com o uso crónico de medicamentos”, comentou Hélder Flor.


A expetativa de muitos especialistas é de que esta recomendação do American College of Physicians possa abrir um novo capítulo na história da medicina americana, e que técnicas como a aplicação superficial com calor, a massagem (com e sem ventosas) e a acupuntura deixem de ser “terapêuticas alternativas”, para passarem a ser consideradas como o tratamento de referência para vários tipos de dores lombares.






#Dorcrônica #Acunpuntura #doreslombares

Siga
Nenhum tag.
Procurar por tags
Arquivo
  • Facebook Basic Square

Olá, sejam bem-vindos!