Posts Recentes

Comer gordura reduz risco cardiovascular

Cada vez mais pesquisas científicas provam que gordura faz bem. Uma das mais recentes, publicada no final do mês passado no The Lancet, prestigiado periódico científico, revela que a ingestão de gordura, inclusive saturada, reduz o risco de morte por doença cardiovascular em até 23%. Com base nos resultados obtidos, os pesquisadores sugerem que o consumo de gordura seja de 35% do total de calorias diárias.



O estudo, que também foi apresentado no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia 2017, demonstra ainda que uma dieta rica em hidratos de carbono está relacionada a uma vida mais curta enquanto uma dieta com mais gordura está associado a uma maior longevidade. Os pesquisadores concluíram que uma rotina alimentar com alto teor de hidratos de carbono (mais de 60% das calorias diárias) foi associada a um risco de morte 28% maior do que as com baixo teor de hidratos de carbono.


Os pesquisadores acreditam que o excesso de hidratos de carbono é prejudicial por que ele é facilmente armazenado como glicose no corpo, o que aumenta rapidamente seu nível no sangue. Tal condição contribui para o desenvolvimento de doenças crônicas como diabetes e obesidade – dois fatores de risco para doenças cardiovasculares.


Para chegar a esta conclusão, durante dez anos os pesquisadores da Universidade McMaster e Hamilton Health Sciences, no Canadá, acompanharam os hábitos alimentares e a incidência de doenças cardiovasculares em 135 mil pessoas de 18 países com idade entre 35 a 70 anos. Entre a população estudada foram identificados e analisados 5.796 óbitos e 4.784 eventos cardiovasculares.



Mais quais são as gorduras boas? São aquelas presentes nas carnes (sim, pode comer sem culpa a gordurinha da picanha e da barriga de porco), peixes, banha de porco, azeite de oliva extra-virgem (cru), óleo de coco, castanhas, nozes, sementes chia, abacate, manteiga, queijos amarelos, azeitona... Já as gorduras presentes nos alimentos processados, fast food, frituras, biscoitos recheados, amanteigados, snacks, pizzas congeladas, gelados, margarinas, óleos vegetais, por exemplo estão longe de ser saudáveis.


#comidassaudáveis #gordurofobia #gordurafazbem #hidratosdecarbono #carboidratos

Siga
Nenhum tag.
Procurar por tags
Arquivo
  • Facebook Basic Square

Olá, sejam bem-vindos!