Posts Recentes

Quinoa, nossa eleita!

Tem ômega 3, omega 6, hidratos complexos, proteína, aminoácidos essenciais, fibras, zinco, ferro, magnésio... Não é por acaso que a quinoa é considerada um dos alimentos mais completos do planeta pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Faz muito bem a saúde e substitui com maestria o arroz, a batata e as massas que precisamos reduzir ao máximo. Sim, essa alimentação baseada em arroz/batata/massa/pão tem muitos hidratos simples e poucos nutrientes. Logo o resultado vem espelhado nos quilos extras e no exame bioquímico: colesterol, glicemia e/ou trigliceris elevados... prenúncio de doença crônica.



Para adotar este poderoso grão no seu cardápio diário não tem mistério. Basta querer comer bem, decidir que vai parar de engordar e ter boa vontade para preparar. Da próxima vez que for ao supermercado, sugiro que passe pela prateleira dos integrais ou biológicos e compre um pacotinho. Antes de colocar no potinho de vidro e esquecê-la no fundo do seu armário, separe uma chávena, lave e escorra a água por três vezes. Cozinhe, por quinze a vinte minutos, na proporção de duas partes de água para cada uma de quinoa. E está prontinha para usar como quiser.


Eu decidi por fazer uma saladinha para acompanhar um fraguinho dourado (parece frito mas, na verdade, não leva nem uma gota de azeite). Finalizei com molho de limão, azeite extra virgem e mostarda para regar à parte. Tudo ficou divinal! E os ingredientes da salada? Vai da sua criatividade e do que você tem a mão. Usei picadinhos, tomate, cebola, pepino, repolho, meloa, pimento e cenoura ralada.




Siga
Nenhum tag.
Procurar por tags
Arquivo
  • Facebook Basic Square

Olá, sejam bem-vindos!